Página inicial Notícias Representante da SEDE visita universidades integrantes do Projeto Vuei em Lavras
Integração

Publicado em 03/03/23 22:07 , Acessos: 222

Nesta quarta-feira, 1º/3, as universidades Fagammon e UFLA, integrantes do Projeto Vuei (Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação), receberam Maria Laura Scapolatempore Starling, diretora de Indústria Criativa e Formação Empreendedora, órgão que integra a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de MG (SEDE).

A visita foi motivada pela participação das universidades no Projeto Vuei, do qual Starling é coordenadora. O projeto é uma iniciativa da SEDE para aproximar as IES públicas e privadas mineiras do mercado, incentivando o desenvolvimento de habilidades empreendedoras e de inovação. Em Lavras, as universidades UFLA e Fagammon foram contempladas com o recurso deste edital.

Durante a visita, Maria Laura Starling se reuniu com professores e gestores das universidades para discutir os avanços do projeto e as possibilidades de expansão da parceria entre universidade e governo. A diretora esteve nos  três campi das universidades: Gammon Chácara, Kemper e UFLA, onde pôde conhecer um pouco mais sobre a história, estrutura e sobre os projetos desenvolvidos pelos alunos e professores.

No campus Kemper, foi apresentado o Hub de Inovação e Vivências Empreendedoras da Fagammon, o HIVE, criado a partir do projeto Vuei com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento do ecossistema de inovação e empreendedorismo na cidade de Lavras. O planejamento de ações de sensibilização estruturadas pelo hub contribuirá para levar o ecossistema de inovação Vale dos Ipês ao seu próximo nível de maturidade. “Para  2023, a nossa meta é sensibilizar os atores desse ecossistema através de oficinas, cases, palestras, pílulas de conhecimento dentre outros eventos, sempre tendo os alunos como agentes transformadores”, declara o professor Rodrigo Gandia, coordenador do HIVE.

No LavrasTec - Parque Científico e Tecnológico de Lavras, onde a visita de Maria Laura Starling foi encerrada, o diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica da UFLA (Nintec), professor Márcio Lara, conduziu a apresentação da infraestrutura do local e reafirmou a importância da conexão entre as instituições de ensino lavrense no que se refere a educação empreendedora.

“Com a perspectiva de trabalho em conjunto, estamos conseguindo reverberar o movimento de empreendedorismo e inovação nas universidades em Lavras, no ecossistema do Vale dos Ipês, e atingindo outros municípios por meio da Secretaria de Desenvolvimento do Estado, em Belo Horizonte”, avalia Márcio Lara.

Em sua segunda edição, o Vuei tem se mostrado uma iniciativa de sucesso na promoção do desenvolvimento regional. “A inovação, além de um fim em si, também é um meio, uma forma de resolução de problemas e de trazer resultados para o setor produtivo e para o setor público de maneira conjunta. Iniciativas como o Vuei são importantes para aumentar a maturidade dos ecossistemas de empreendedorismo e inovação das IES e impactar o ecossistema local”, destaca a coordenadora do projeto.

A visita da representante da SEDE nas universidades participantes do projeto reforça o compromisso do governo com o desenvolvimento local por meio do empreendedorismo e inovação. A expectativa é de que a parceria entre as universidades continue se fortalecendo, gerando cada vez mais benefícios para o ecossistema e para a economia do país.