Fechar

Histórico

Acessos: 406

A Universidade Federal de Lavras iniciou o processo de criação de seu Núcleo de Inovação Tecnológica em meados do ano de 2000, com a criação da Comissão de Assessoramento –Desenvolvimento/Proteção Intelectual e Biossegurança, cujo objetivo foi conscientizar professores, pesquisadores e estudantes sobre a importância da inovação, tendo em vista a ausência de uma legislação pertinente à invenção, proteção e inovação no âmbito da UFLA.

Em maio de 2003, essa Comissão realizou o primeiro Workshop “Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia”, com o apoio da FAPEMIG, do SEBRAE e da FAEPE (Fundação de Apoio ao Ensino Pesquisa e Extensão). A partir de 2004, por meio da Resolução CEPE nº 066, de 04/03/2004, buscou-se legislar a respeito de ganhos econômicos advindos da transferência de tecnologia para terceiros e também sobre o incentivo à proteção do conhecimento.

Como parte das ações propostas para a consolidação da cultura da proteção intelectual na UFLA, uma Comissão especificamente designada para a elaboração do Regimento Interno referente à Propriedade Intelectual e suas regulamentações, atuou junto aos Conselhos Superiores da UFLA para aprovação da transformação da Comissão de Propriedade Intelectual em Núcleo de Inovação Tecnológica –NINTEC, de forma a atuar em conformidade com a Lei 10.973, de 2 de dezembro de 2004, a qual estabelece medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica.

O NINTEC foi criado pela Resolução CUNI nº 026/07, de 04 de julho de 2007, sendo o órgão responsável pela gestão da política de inovação tecnológica e de proteção ao conhecimento gerado na universidade. Inicialmente foi vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa, contando com a assessoria de uma secretária de apoio, devidamente treinada na área de propriedade intelectual, e com quatro bolsistas. A Política de Inovação da UFLA foi aprovada por meio da Portaria nº 163 de 02 de março de 2020 que disciplinou os procedimentos para o fomento da pesquisa por organizações públicas e privadas, a proteção da propriedade intelectual, a transferência, o licenciamento e a cessão de tecnologias e os critérios para repartição dos resultados no âmbito da Universidade Federal de Lavras.

A partir da vigência dessa Portaria, toda gestão e implementação da Política de Inovação da UFLA passou a ser realizada pelo NINTEC. Integrada também à Política de Inovação ficaram estabelecidas as diretrizes e responsabilidades com vistas à instalação de empresas de tecnologia no Parque Científico e Tecnológico da UFLA, hoje chamado de Centro de Inovação UFLA, que passou a ser vinculado ao NINTEC e a abrigar, em sua estrutura, a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (INBATEC).

Com a implementação do projeto de reestruturação da Universidade, aprovada por meio da Resolução CUNI nº 025, de 22 de maio de 2020, houve alteração da organização das unidades acadêmicas bem como da administração central da Universidade. Posteriormente, em 30 de junho de 2020, foi aprovada a Resolução CUNI nº 036, que alterou o estatuto da UFLA.

Atualmente, o NINTEC está vinculado à Reitoria e tem como missão a excelência na prestação de serviços ligados à inovação, instrução processual e propriedade intelectual. Desenvolver e transformar a cultura universitária quanto ao empreendedorismo por meio da Incubadora de Empresas e Centro de Inovação UFLA, para o desenvolvimento local, regional e nacional.