IDENTIFICADOR: 16 | DATA: 24-05-2020
SETOR ECONÔMICO:
Automotivo e Autopeças
Software e Tecnologia da Informação
PROBLEMA QUE SOLUCIONA:
Colisões frontais advindas de ultrapassagens indevidas (manobra responsável pelo maior número de mortes no trânsito).
SOLUÇÃO APRESENTADA:
Sistema para apoio a ultrapassagens - equipamento eletrônico microprocessado (sistema embarcado) para sinalização de ultrapassagem e análise do risco decolisão cinemática, GPS e transmissão de dados por rádio frequência.
PRINCIPAIS VANTAGENS E BENEFÍCIOS:
Permite a troca de informações a uma distância segura entre os veículos envolvidos na manobra de ultrapassagem, alertando os condutores da intenção desta.
Se houver perigo de colisão frontal entre os veículos durante a ultrapassagem, o sistema propicia ao motorista reagir a tempo de evitar a colisão.
Permite que os motoristas julguem corretamente o risco de colisão antes de fazer a ultrapassagem.
POTENCIAIS APLICAÇÕES:
O hardware pode ser aplicado por fabricantes de veículos ou ainda por seus condutores, com a finalidade de diminuir o risco de colisões frontais em ultrapassagens.
TITULARES:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS - UFLA
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE MINAS GERAIS - FAPEMIG
NÚMERO DO PROCESSO NO INPI:
BR 20 2018 016131 3
INFORMAÇÕES PARA CONTATO:
Núcleo de Inovação Tecnológica da UFLA: nintec@ufla.br
LINKS ÚTEIS:
Acesse o pedido de patente na íntegra aqui.