Fechar
Página inicial Vitrine Tecnológica MODIFICAÇÃO PROPOSTA EM PASSA-FIOS PARA SUPORTE DE CABOS

MODIFICAÇÃO PROPOSTA EM PASSA-FIOS PARA SUPORTE DE CABOS

Acessos: 206

IDENTIFICADOR: 352 | DATA: 22-07-2021

 

SETOR ECONÔMICO:

Elétrico e Eletroeletrônicos

Energias

 

PROBLEMA QUE SOLUCIONA:

Alguns móveis possuem dispositivos denominados passa-fios, constituídos geralmente de um corpo-base com um furo central, cuja superfície externa se encaixa no orifício feito no tampo do móvel, e que serve de base para uma tampa que cobre total ou parcialmente o orifício. No entanto, na maioria das situações, a fiação possui extensão bastante superior à distância entre o equipamento e o ponto de conexão com a rede elétrica, com a rede de telecomunicação, etc, de forma que ela pode ficar com o trecho em excesso pendurado, formando uma barriga debaixo da mesa, oferecendo risco de ser tocado ou mesmo puxado pelos pés ou pernas de uma pessoa que esteja sentada em uma cadeira próxima, podendo dita fiação ser danificada ou mesmo puxar o equipamento ao qual está conectada, derrubando o mesmo. Outra situação possível é de esta parte em excesso da fiação ficar apoiada sobre o tampo do móvel, ocupando espaço útil do mesmo e prejudicando a organização do local de trabalho.

 

SOLUÇÃO APRESENTADA:

A presente tecnologia de passa-fios incorpora, além das funções clássicas, a capacidade de sustentação de cabos elétricos, de telecomunicações e similares.

VANTAGENS E BENEFÍCIOS:

O modelo de passa-fios descrito aqui possui uma peça adicional que possui a função inovadora de permitir o enrolamento de fios em sua estrutura, além de possuir elementos que garantam que mesmo desenrolando, tais cabos ainda sejam sustentados por dita peça. Desta forma, o passa-fios acumula a função adicional e exclusiva de sustentação de cabos, garantindo uma maior organização no ambiente, segurança para os equipamentos e fiações, além de maior praticidade.

 

POTENCIAIS E PLICAÇÕES:

Este passa-fios com suporte para enrolamento de cabos se constitui em um simples invento, composto por poucas peças, que pode ser fabricado com grande facilidade e que soluciona problemas presentes em residências, escritórios, estabelecimentos comerciais e similares, proporcionando ganhos em termos de organização e estética do ambiente, além de reduzir riscos de danos em fiação e nos respectivos equipamentos elétricos.

 

ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO:

Patente concedida.

 

TITULARES:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS - UFLA

FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE MINAS GERAIS - FAPEMIG

 

NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:

BR 20 2015 008455 8

 

INFORMAÇÕES PARA CONTATO:

nintec@ufla.br

 

LINKS ÚTEIS:

Acesse o pedido de patente na íntegra aqui.