Fechar
Página inicial Vitrine Tecnológica EXTRATOR DE SOLUÇÃO DE SOLO

EXTRATOR DE SOLUÇÃO DE SOLO

Acessos: 362

IDENTIFICADOR: 351 | DATA: 22-07-2021

 

SETOR ECONÔMICO:

Agronegócio

 

PROBLEMA QUE SOLUCIONA:

Existem vários extratores utilizados na coleta de solução do solo, dentre eles, os mais utilizados, são os que contêm cápsula de cerâmica e/ou porcelana. Dependendo do tipo e da constituição química do extrator, pode haver várias limitações ao uso e eficiência técnica na extração da solução do solo.

 

SOLUÇÃO APRESENTADA:

O presente modelo de utilidade se destina à coleta de fase líquida (solução) do solo, para avaliação da concentração de nutrientes, pH, condutividade elétrica, etc; atributos que condicionam a fertilidade do solo e a nutrição das plantas. Pode, ainda, ser utilizado para a avaliação de outros elementos químicos, como metais pesados (elementos-traço), herbicidas e pesticidas, com o viés de monitoramento ambiental e a qualidade das águas.

 

VANTAGENS E BENEFÍCIOS:

O extrator não retém e nem libera íons, resultando na obtenção da composição real da solução do solo. A coleta pode ser realizada em menor tempo, gastando cerca de 50% menos tempo que outros extratores devido à eficiência na extração. Não causa entupimento ao longo do tempo, permitindo coletas de solução sucessivas, em diversos tipos de solos, com volumes previamente determinados.

 

POTENCIAIS E PLICAÇÕES:

Na agricultura.

 

ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO:

Patente concedida.

 

TITULARES:

FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE MINAS GERAIS - FAPEMIG

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS - UFLA

 

NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:

BR 20 2014 026836 2

 

INFORMAÇÕES PARA CONTATO:

nintec@ufla.br

 

LINKS ÚTEIS:

Acesse o pedido de patente na íntegra aqui.