Fechar
Página inicial Vitrine Tecnológica PROCESSO DE PRODUÇÃO E USO DE ÓXIDOS DE NIÓBIO COM PROPRIEDADES ÁCIDAS E OXIDANTES A PARTIR DE FONTES DE NIÓBIO DE BAIXO CUSTO

PROCESSO DE PRODUÇÃO E USO DE ÓXIDOS DE NIÓBIO COM PROPRIEDADES ÁCIDAS E OXIDANTES A PARTIR DE FONTES DE NIÓBIO DE BAIXO CUSTO

Acessos: 419

IDENTIFICADOR: 347 | DATA: 22-07-2021

 

SETOR ECONÔMICO:

Indústria Química

 

PROBLEMA QUE SOLUCIONA:

A literatura científica contém diversas pesquisas ressaltando as propriedades dos compostos de nióbio como suporte de catalisadores. Essas pesquisas apresentam, porém, o uso da nióbia apenas como suporte catalítico, necessitando do uso de fases ativas depositadas na sua superfície para atuarem como os agentes oxidantes nas reações descritas anteriormente.

 

SOLUÇÃO APRESENTADA:

Criou-se um processo de produção e uso de óxidos de nióbio (Nb2O5.nH2O, Nb2O5) reativos em processos catalíticos empregando o filter cake como fonte de nióbio.

 

VANTAGENS E BENEFÍCIOS:

O aspecto inovador da presente invenção trata-se do uso de uma matéria prima para produção de novos catalisadores proveniente de fontes de nióbio de baixo custo, conhecido na indústria como filter cake. Outro aspecto inovador da presente invenção consiste no fato de que as propriedades bifuncionais dos materiais obtidos permitem seu uso em diferentes meios reacionais.

 

POTENCIAIS E PLICAÇÕES:

Os materiais podem ser empregados diretamente como catalisadores para a eliminação de contaminantes orgânicos, como os resíduos gerados na indústria têxtil, e ainda como suporte de catalisadores em diversas reações químicas.

 

ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO:

Patente concedida.

 

TITULARES:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS - UFLA

FUNDAÇÃO DE AMPARO DE À PESQUISA DO ESTADO DE MINAS GERAIS - FAPEMIG

 

NÚMERO DO PROCESSO DO INPI:

PI 1003200-2

 

INFORMAÇÕES PARA CONTATO:

nintec@ufla.br

 

LINKS ÚTEIS:

Acesse o pedido de patente na íntegra aqui.